História

A Zona Azul foi fundada em 9 de Outubro de 1975, a última versão dos seus estatutos foram publicados no DR de 17/04/99, III série e tem o estatuto de Utilidade Pública desde 24/06/88.

Foi condecorada pela Câmara Municipal de Beja, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.

Em 1998 foi considerado o Melhor Clube Desportivo do Distrito de Beja, concurso instituído pelo Instituto Nacional do Desporto / Centro de Estudos e Formação Desportiva.

Em 2000, atribuição pelo Centro de Estudos e Formação Desportiva, por proposta da Federação de Andebol de Portugal / Associação de Andebol de Beja, do Prémio Reconhecer o Mérito, pelo trabalho desenvolvido pelo clube nos escalões de Formação.

O aparecimento da Zona Azul, no espaço desportivo da Cidade e do Distrito, ficou na altura marcado pelo direito à diferença, pois desde logo os seus objetivos foram determinados pela prática de outras modalidades além do Futebol.

Foram várias as modalidades que o clube promoveu, desde o Atletismo, Ténis, Badminton, Damas, Xadrez, Ciclismo, BTT, Ginástica de Trampolins e Futebol, presentemente na Zona Azul praticam-se várias modalidades, entre as quais o Andebol, Campismo, Columbofilia, Ginástica e Natação.

A Zona Azul, tem igualmente contribuído para a melhoria qualitativa do desporto não só na Cidade, como também no Distrito, com atletas internacionais em várias modalidades, Andebol, Luís Moreira, José Borrela, João Bento, André Valério, João Paulo Rodrigues, Bruno Luz, José Lopes, Tomaz Pirata e Catarina Moleiro, no Atletismo Luís Barroso, Fernando Damásio, Pedro Fontes e Débora Encarnação e no futebol Francisco Fernandes e António Rolim.

Ao nível da Columbofilia, é de enaltecer o excelente comportamento dos seus membros, pois constituem –se como uma das sociedades mais fortes do Baixo Alentejo. Em 1998 Barão Janeiro e Mimoso sagraram–se campeões Mundiais. Em 2000 José Marujo foi Vice–Campeão Europeu na clássica de Mira, no mesmo ano Barão/Janeiro e Mimoso sagram-se Campeões Nacionais de “Pombo ÀS” em Fundo e em 2002 José Marujo foi Campeão Nacional de Velocidade.

Hoje a Zona Azul, ocupa um espaço importante no desporto do nosso Concelho, Cidade e Distrito, através dos seus 650 sócios e de cerca de 400 praticantes desportivos, 110 na via do rendimento e 290 na via da recreação.